Início > Pascal > História da Linguagem Pascal

História da Linguagem Pascal

Blaise Pascal

A linguagem Pascal foi criada entre os anos de 1968 a 1971 pelo professor do Departamento de Informática da Escola Politécnica da Universidade de Zurique, Niklaus Wirth, o qual tinha em mente desenvolver uma linguagem que fosse de fácil assimilação, para ser usada com fins educacionais. O Pascal tem esse nome em homenagem ao matemático francês Blaise Pascal, que viveu entre 1623 a 1662.

Baseado em ALGOL e PLI, linguagens estruturadas da época, o Pascal nasceu com o objetivo de facilitar ao máximo o ensino de programação. Porém, em suas primeiras versões, não era muito amigável ao programador, pois eram necessárias várias etapas para se obter um arquivo executável.

O pascal só tornou-se popular em 1973, quando foi adotado pela Universidade da Califórnia, San Diego. Apesar de todos os transtornos iniciais, o Pascal começou a ser utilizado por programadores de outras linguagens, tornando-se um produto comercial, após o lançamento do TURBO PASCAL (Borland Internacional), em 1983.

Ao longo dos anos, a linguagem foi se tornando cada vez mais popular no meio acadêmico, tornando-se referência para o ensino introdutório à programação. Ainda hoje, ela é adotada em várias universidades para o ensino à programação estruturada.
Comercialmente, a linguagem foi sucedida pelo Object Pascal, linguagem que é utilizada hoje nos IDEs Delphi, Kylix e Lazarus.

Acesse o novo endereço do Olá Mundo!: http://ola-mundo.com

Categorias:Pascal Tags:,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 11 de maio de 2010 às 17:28

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: