Início > Eventos, Notícias > Olimpíada Paraibana de Informática

Olimpíada Paraibana de Informática

Já estão abertas as inscrições para a Olimpíada Paraibana de Informática, um evento realizado pela UFCG e UFPB, que tem por objetivo despertar nos estudantes o gosto pela programação.

“A Olimpíada Paraibana de Informática visa despertar nos alunos o interesse em computação imprescindível na formação básica dos estudantes atualmente, através de uma atividade que envolve desafios motivadores e competição saudável. Esta competição também permite que os competidores possam conhecer de forma mais abrangente a carreira na área, antes de sua escolha para o vestibular. Já para os alunos do ensino superior, a OPI visa estimular os alunos a aprimorarem e aprofundarem o conhecimento em Programação e Algoritmos.

Além disso, a olimpíada almeja preparar melhor e despertar o interesse de alunos paraibanos para as competições nacionais e internacionais de programação, como a Olimpíada Brasileira e Internacional de Informática, e a prestigiada competição internacional da ACM/ICPC (fase nacional). Por exemplo, Felipe Abella participou da IOI 2009, e foi agraciado com a medalha de prata. Estes alunos possivelmente se motivarão a entrar no curso de Ciência da Computação, e o conhecimento adquirido na preparação será muito valioso para a sua formação, e posteriormente para o ingresso no mercado de trabalho.”

A olimpíada será dividida em quatro categorias:

  • Modalidade Iniciação (6º – 8º ano)
  • Modalidade Programação (9º ano e ensino médio)
  • Modalidade Avançado Júnior (ensino superior)
  • Modalidade Avançado Sênior (ensnino superior)

“Modalidade Iniciação

Esta modalidade se destina a alunos da 6a, 7a e 8a séries do ensino fundamental. A prova será composta por 20 questões de múltipla escolha. O conteúdo será raciocínio lógico e analítico. Raciocínio lógico é mais importante do que experiência na utilização de computadores. Esta prova corresponde a Modalidade Iniciação Nível 2 da Olimpíada Brasileira de Informática.


Modalidade Programação

Esta modalidade se destina aos alunos do 9a série do ensino fundamental1o, 2o e 3o ano do ensino médio. A prova desta modalidade pode será composta por questões de múltipla escolha e questões abertas. A prova exige conhecimento de: técnicas básicas de programação, estruturas de dados básicas e algoritmos. Os competidores podem escolher entre as linguagens como Pascal, C ou C++, ou em pseudo-código para implementar suas soluções. Esta prova corresponde a Modalidade Programação Júnior, Nível 1 e 2 da Olimpíada Brasileira de Informática.

Modalidade Avançado Júnior

Esta modalidade se destina aos alunos do ensino superior e que não tenham cursado a disciplina de Estrutura de Dados. Esta prova será similar a Maratona de Programação realizada pela SBC e ACM. As linguagens permitidas serão: C, C++, Java, Phyton e Pascal. Cada equipe é formada por 3 pessoas.


Modalidade Avançado Sênior

Esta modalidade se destina aos alunos do ensino superior. Esta prova será similar a Maratona de Programação realizada pela SBC e ACM. As linguagens permitidas serão: C, C++ e Java. Cada equipe é formada por 3 pessoas.”

Para mais informações, acesse o site da olimpíada: http://www.dsc.ufcg.edu.br/~opi/

[EDITADO 16/05/10]

Confira as questões de aquecimento da OPI clicando aqui.

Acesse o novo endereço do Olá Mundo!: http://ola-mundo.com

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 13 de maio de 2010 às 18:25

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: